Chamada de trabalhos para as XXII e XIII Mesas Coordenadas da Rede JorTec/SBPJor

A Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais– JorTec abre chamada de proposições para a constituição de Comunicações Coordenadas para o 17º Encontro Brasileiro de Pesquisadores de Jornalismo.
Criada em novembro de 2008 no 6º Encontro da SPBjor e aprovada em 2009, neste ano comemora 10 anos como um espaço de trocas interdisciplinares, dedicado ao estudo e pesquisas aplicadas sobre Jornalismo e Tecnologias Digitais.
Para participar das Comunicações Coordenadas da JORTEC, os/as interessados/as devem enviar proposições de até dez linhas até o dia 30 de junho de 2019 para:XXII Mesa Coordenada da Rede JorTec– Coordenador: Gerson Luiz Martins (gerson.martins@ufms.br) ou XXIII Mesa Coordenada da Rede JorTec– Coordenador: Carlos Franciscato (cfranciscato@uol.com.br) – ver cronograma abaixo:
XXII Mesa Coordenada da Rede Jortec
Coordenação: Gerson Luiz Martins – gerson.martins@ufms.br
Desafios e tendências na interface entre Jornalismo e Tecnologias Digitais
Ementa: O jornalismo que se produz no século 21 está sustentado pelas tecnologias que buscam ampliar a audiência, melhorar a contextualização e atingir públicos estratégicos, como aqueles que manipulam no cotidiano dispositivos móveis e se cercam de softwares que promovem a comunicação pessoal e dialógica. Neste contexto, a XXII Mesa JorTec busca promover e debater temas que tratam dos desafios, dilemas e potencialidades narrativas que emergem das imbricações com as redes sociais na Internet, com as bases de dados, ubiquidade, design dos cibermeios e ajustes ao mobile journalism, por meio dos sistemas de publicações, consolidar a importância do jornalismo para os impactos sociais e tendências tecnológicas. E considera ainda que a formação do jornalista, em tempos de hardware e software ubíquos, tem desafios ampliados para o desenvolvimento e melhorias na cooptação de um público jovem.
São, particularmente, bem-vindas propostas de artigos que se insiram nos seguintes eixos de investigação:
- Conceptualização e definições do fenômeno;
- Ciberjornalismo: métodos, ferramentas, linguagens e interfaces;
- Jornalismo, mobilidade, convergência e interatividade: smartphones, tablets, web 2.0;
- Jornalismo em forma de app: convergência, multimedialidade, produção e consumo de notícias;
- Redes sociais e novas formas de participação;
- Cibermeios e narratividade.
XXIII Mesa Coordenada da Rede Jortec
Coordenação: Carlos Franciscato – cfranciscato@uol.com.br
Questões éticas do Jornalismo no uso das tecnologias digitais
Ementa: Esta Mesa Coordenada da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (Rede Jortec) propõe analisar as dimensões ou consequências éticas do cenário de transformações tecnológicas do jornalismo com a digitalização do tratamento e do processamento da informação em ambientes de internet e redes sociais digitais. Há, nesta proposta, a intenção de realçar, nos fatores tecnológicos em estudo, problemas relacionados a valores humanos que permeiam as decisões e procedimentos de ordem tecnológica e suas consequências sociais diversificadas. Tal esforço implica em um deslocamento de perspectivas deterministas, tecnicistas ou de autonomia tecnológica e um movimento em direção a um olharmúltiplo, em que os estudos de jornalismo digital e suas ênfases em investigar novos processos, produtos e ambientes jornalísticos são convidados a considerar aspectos éticos de suas ações sobre a sociedade, a cultura e o poder. Assim, além dos efeitos da tecnologia sobre o social, esta Coordenada busca também contextualizar as tecnologias do jornalismo digital em fatores mais amplos e basilares que condicionam a sua construção.
Cronograma
- Até 30/06 – Envio de propostas (resumos de dez linhas)
- Até 15/07 – Envio dos aceites das propostas e lista prévia das mesas coordenadas
- Até 20/07 – Envio dos artigos completos
- Até 25/07 – Submissão das coordenadas no sistema da SBPJor
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.