Show Sidebar Acessar

Netnografia da tecnologia jornalística contemporânea: uma proposta de metodologia para estudo das TIC para gestão de mídia

Autoria: Rodrigo Botelho-Francisco, Arnaldo Cândido Junior e Alex Fernando Orlando; Universidade Federal de São Carlos

Resumo: Este trabalho apresenta referências que norteiam pesquisa da Rede JorTec junto ao CNPq e as localizam entre outras iniciativas que já vêm sendo empreendidas por este grupo em torno de processos de captação, produção, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos em plataformas convergentes. Busca-se, neste sentido, avançar na identificação e caracterização de softwares utilizados neste contexto a partir não só da perspectiva de utilização dos sistemas, como também de sua concepção. Nesta proposta surge uma intersecção entre as áreas da Comunicação e Computação, algo que é defendido na perspectiva não só de compreensão do domínio das aplicações como também da gênese dos próprios sistemas, o que requer adentrar em seu próprio universo técnico, portado de linguagens e tecnologias próprias das máquinas, mas imprescindíveis de serem dominadas e compreendidas tendo em vista uma Cultura da Interface.

Palavras-chave: Netnografia; Jornalismo; Tecnologias de Informação e Comunicação; Gestão de Mídia; Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo.

Attachments

Discussão (0)

Não existem comentários para este documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas