Show Sidebar Acessar

Tecnologias e competências digitais no Jornalismo brasileiro: construção de um protocolo de pesquisa em rede

Autoria: Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Resumo: O objetivo deste artigo é discutir um protocolo de pesquisa nacional em rede sobre tecnologias e competências digitais de estudantes de Jornalismo. Especificamente, pretende-se refletir sobre a Digital Journalism Studies como uma área de pesquisa generalista dentro do campo de estudos do Jornalismo; apresentar um ensaio sobre tecnologias e competências digitais no âmbito do Jornalismo; refletir sobre as redes de pesquisa e a pesquisa em rede na ciência brasileira; e apresentar um protótipo de um protocolo de pesquisa sobre tecnologias e competências digitais. Para discutir este contexto e propor o protocolo, apresenta algumas reflexões elaboradas a partir de revisão documental e bibliográfica, caucada em referencial produzido no próprio âmbito da Rede JorTec, bem como de instituições e atores fomentadores da pesquisa brasileira.

Palavras-chave: Ciberjornalismo; Ciência e Tecnologia; Redes Científicas; Grupos de Pesquisa; Pesquisa em Rede.

Discussão (0)

Não existem comentários para este documento.